Ser melhor no humano através do ser Cristão

14:43

Oi Gente boa, após um longo tempo sem ter como postar para vocês, hoje tenho a oportunidade de falar sobre algo que define em parte o que se faz na igreja, especificamente falando de participação ativa. Escuto muito pessoas reclamando de que a igreja não é um dos melhores lugares para se estar. Uma das primeiras coisas seria a forma como um participante novo é observado ou melhor dizendo é olhado por quem já está há muito tempo caminhando. Outra coisa é o comportamento estranho de quem é da igreja, de quem já é ativo, tem funções. Liderança da igreja muitas vezes tem duas caras, tem atitudes publicas dentro da igreja que "acolhe" e atitudes publicas do lado de fora que muitas vezes IGNORA. 
Outro detalhe é o ciúme, a insegurança para com o novo, a mal acolhida de novas opiniões. Muitos lideres talvez se sintam acuados por alguma razão em não aceitar o novo. Muitas vezes tem medo de receber ajuda na função que exerce, aceita ajuda para ocupar outras funções, mas não aceita ajuda no serviço que exerce. Diria muitas vezes que é imaturidade. Agir com demagogia não é lá muito cristão. Com tudo isso é possível dizer que o EGO da pessoa está meio inflada. 
Hoje na missa do Jubileu da Catequese na Diocese de Divinópolis-MG, ouvir duas coisas que chamaram-me a atenção: Primeiro, no sentido de liderar ou catequizar - somos chamados a catequizar (também evangelizar), e nisto precisamos ensinar, conduzir, acompanhar a pessoa a ler a Bíblia, entender, levá-la a conhecer a Boa Nova, mas essa é a parte fácil. A parte difícil é levar as pessoas a ter a experiencia com Deus, o que na verdade essa foi a missão inicial de Jesus, levar-nos a conhecer o Pai através Dele mesmo (na pessoa do Cristo). Sem experimentar a Deus de nada vale ler e reler a bíblia, a doutrina, entre outros documentos sagrados. Isso vale também para o líder da comunidade. Ter face diferente é o mesmo que ser fariseu. Os fariseus apenas ensinava a lei. Assim como nos dias de hoje, temos lideres para celebrar nas comunidades, catequizar, reunir, até mesmo orar, porém orar é algo particular, no entanto, é preciso ensinar orar também, mas o líder tem que buscar ter a personalidade de Cristo, no sentido de acolher com amor todas as pessoas, largar a insegurança do erro de lado. Nem tudo é critica, nem tudo é desdenho. Mas sim uma força que Deus envia. Saiba que aquele que quer lhe estragar só chegar lhe agradando de todo jeito. e ninguém toma nosso lugar. Se Deus nos permite está como líder, é porque ele confia em nós e nos auxilia. E nisso levamos outros a experimentar a Deus de forma prática.
Outra coisa que me chamou a atenção foi com relação ao evangelho deste domingo da missa do 23º domingo comum, no qual Cristo nos convoca a amá-lo antes que os nosso familiares e amigos. E co relação a isso, uma explicação muito pertinente é que Cristo nos chama para nos ensinar a amar os demais, pois muitas vezes amamos os outros primeiro com tanto afincoo, amamos de forma errada, quase endeusando o outro. Mas Cristo nos pede que o amemos primeiros, e que como retorno saibamos amar da forma certa ao próximo. Daí pergunto: Será que em nossas comunidades não temos amados pessoas demais e Cristo de menos, e tendo amado demais não sabemos corrigir os erros de outros e os nosso erros que toma uma proporção ainda maior. A falta de escuta, a falta de recepção, a insegurança, a intolerância, os receios, os preconceitos advém da falta de amor, ou de um amor não recíproco. Coleguismo não, fraternidade sim. Respeito, considerar opinião da experiencia já conquistada. Valorização de todos é o melhor caminho para o líder. 
Finalizando, completo com o que se foi dito hoje também: catequese sem a Palavra (Bíblia) é o mesmo que dá aulas de etiqueta, cidadania, ética, etc., e relaciono esse dizer com a questão de ser líder sem o carisma de Cristo é colocar um possível de volta para casa e ter uma experiencia com Deus da forma que não é cristã.

You Might Also Like

0 comentários

Antes de fazer seu comentário leia os "Termos de uso" do blog.

Seu comentário estará visível depois de ser aprovado.

Obrigada por deixar sua opinião!

Termo de uso

Online